Escrito por
Aplicamos a contabilidade de maneira consistente, técnica e experiente, independentemente do tamanho de nossos clientes.
Atendemos organizações que possuem menos de 1 dezena de colaboradores quanto organizações que possuem centenas de colaboradores.
Nesse sentido, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) emitiu normas de contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), o CPC PME, que dá diretrizes para contabilidade de Pequenas e Médias Empresas.
Vale lembrar também a existência de normas e orientações correlacionadas ao CPC PME:
▶ NBC TG 1000 (R1) - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
▶ ITG 1000 - Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte
▶ CTG 1000 - Adoção plena da NBC TG 1000
▶ OTG 1000 - Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte
Pequenas e Médias Empresas
Utilizamos a legislação societária e também o CPC PME para definir pequenas e médias empresas:
A entidade tem obrigação pública de prestação de contas se seus instrumentos de dívida ou patrimoniais são negociados em mercado de ações ou estiverem no processo de emissão de tais instrumentos para negociação em mercado aberto (bolsa de valores ou mercado de balcão) ou possuir ativos em condição fiduciária perante um grupo amplo de terceiros como um de seus principais negócios. A maioria dos bancos, cooperativas de crédito, companhias de seguro, corretoras/distribuidoras de títulos e valores mobiliários, fundos mútuos e bancos de investimento se enquadrariam nessa situação.
Podem existir conceitos para diferenciar as pequenas, médias e grandes empresas. Entre em contato para mais esclarecimentos.
Adoção inicial do CPC PME
As primeiras demonstrações contábeis elaboradas em conformidade com o CPC PME devem conter declaração, explícita e não reservada, de conformidade.
As demonstrações contábeis elaboradas em conformidade com o CPC PME são as primeiras demonstrações da entidade se, por exemplo, a entidade:
Seguem algumas áreas que o CPC PME traz diferença entre a contabilidade para empresas maiores e a contabilidade para PMEs:
▶ Instrumentos Financeiros
▶ Ativo Imobilizado
▶ Ativo Intangível
▶ Propriedade para Investimento
▶ Ágio por Expectativa de Rentabilidade Futura (Goodwill)
▶ Investimentos em Entidades no Exterior
▶ Atividade de Agricultura: Ativo Biológico
▶ Custos dos Empréstimos
▶ Arrendamento Mercantil
▶ Benefícios aos Empregados
▶ Pagamento Baseado em Ações
▶ Conversão das Demonstrações Contábeis
▶ Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido
Fundamental lembrar que que qualquer entidade de pequeno e médio porte tem o direito de adotar integralmente os Pronunciamentos Técnicos (CPC).
Com isso, as pequenas e médias empresas possuem 2 opções: adotam os Pronunciamentos Técnicos emitidos, juntamente com as interpretações e orientações do CPC ou adotam o CPC PME - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.
Saiba mais sobre nossos serviços de Assessoria Contábil | Auditoria Independente | Consultoria Contábil.
Fale conosco! Solicite uma proposta.
A LBRK presta serviços profissionais nas áreas de consultoria contábil, financeira e de negócios, auditoria e assessoria contábil. Auxiliamos organizações na superação dos seus desafios, nos destacando pelo foco de abordagem de relacionamento e de prestação de serviços que auxiliam os clientes a explorarem novas oportunidades.
Escrito por